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EQUIPE ADMINISTRATIVA

Secretária: VALDICLEIA DA SILVA MOREIRA


Compete ao Secretário Escolar: 

I. conhecer o Projeto Político-Pedagógico do estabelecimento de ensino; 

II. cumprir a legislação em vigor e as instruções normativas emanadas da SEED, que regem o registro escolar do aluno e a vida legal do estabelecimento de ensino; 

III. distribuir as tarefas decorrentes dos encargos da secretaria aos demais técnicos administrativos; 

IV. receber, redigir e expedir a correspondência que lhe for confiada; 

V. organizar e manter atualizados a coletânea de legislação, resoluções, instruções normativas, ordens de serviço, ofícios e demais
documentos; 

VI. efetivar e coordenar as atividades administrativas referentes à matrícula, transferência e conclusão de curso; 

VII. elaborar relatórios e processos de ordem administrativa a serem encaminhados às autoridades competentes; 

VIII. encaminhar à direção, em tempo hábil, todos os documentos que devem ser assinados; 

IX. organizar e manter atualizado o arquivo escolar ativo e conservar o inativo, de forma a permitir, em qualquer época, a verificação da identidade e da regularidade da vida escolar do aluno e da autenticidade dos documentos escolares; 

X. responsabilizar-se pela guarda e expedição da documentação escolar do aluno, respondendo por qualquer irregularidade; 

XI. manter atualizados os registros escolares dos alunos no sistema informatizado; 

XII. organizar e manter atualizado o arquivo com os atos oficiais da vida legal da escola, referentes à sua estrutura e funcionamento; 

XIII. atender a comunidade escolar, na área de sua competência, prestando informações e orientações sobre a legislação vigente e a organização e funcionamento do estabelecimento de ensino, conforme disposições do Regimento Escolar; 

XIV. zelar pelo uso adequado e conservação dos materiais e equipamentos da secretaria; 

XV. orientar os professores quanto ao prazo de entrega do Livro Registro de Classe com os resultados da freqüência e do aproveitamento escolar dos alunos; 

XVI. cumprir e fazer cumprir as obrigações inerentes às atividades administrativas da secretaria, quanto ao registro escolar do aluno referente à documentação comprobatória, de adaptação, aproveitamento de estudos, progressão parcial, classificação, reclassificação e regularização de vida escolar; 

XVII. organizar o livro-ponto de professores e funcionários, encaminhando ao setor competente a sua freqüência, em formulário próprio; 

XVIII. secretariar os Conselhos de Classe e reuniões, redigindo as respectivas Atas; 

XIX. conferir, registrar e/ou patrimoniar materiais e equipamentos recebidos; 

XX. comunicar imediatamente à direção toda irregularidade que venha ocorrer na secretaria da escola; 

XXI. participar de eventos, cursos, reuniões, sempre que convocado, ou por iniciativa própria, desde que autorizado pela direção, visando ao aprimoramento profissional de sua função; 

XXII. organizar a documentação dos alunos matriculados no ensino extracurricular (CELEM, Atividades Complementares no Contraturno – CAICs), quando desta oferta no estabelecimento de ensino; 

XXIII. manter atualizado o Sistema de Controle e Remanejamento dos Livros Didáticos; 

XXIV. fornecer dados estatísticos inerentes às atividades da secretaria escolar, quando solicitado; 

XXV. participar da avaliação institucional, conforme orientações da SEED; 

XXVI. zelar pelo sigilo de informações pessoais de alunos, professores, funcionários e famílias; 

XXVII. manter e promover relacionamento cooperativo de trabalho com seus colegas, com alunos, com pais e com os demais segmentos da comunidade escolar; 

XXVIII. participar das atribuições decorrentes do Regimento Escolar e exercer as específicas da sua função.

Compete aos técnicos administrativos que atuam na secretaria dos estabelecimentos de ensino, sob a coordenação do(a) secretário(a):

I. cumprir as obrigações inerentes às atividades administrativas da secretaria, quanto ao registro escolar do aluno referente à documentação comprobatória, necessidades de adaptação, aproveitamento de estudos, progressão parcial, classificação, reclassificação e regularização de vida escolar; 

II. atender a comunidade escolar e demais interessados, prestando informações e orientações; 

III. cumprir a escala de trabalho que lhe for previamente estabelecida; 

IV. participar de eventos, cursos, reuniões, sempre que convocado, ou por iniciativa própria, desde que autorizado pela direção, visando ao aprimoramento profissional de sua função; 

V. controlar a entrada e saída de documentos escolares, prestando informações sobre os mesmos a quem de direito; 

VI. organizar, em colaboração com o(a) secretário(a) escolar, os serviços do seu setor; 

VII. efetivar os registros na documentação oficial como Ficha Individual, Histórico Escolar, Boletins, Certificados, Diplomas e outros, garantindo sua idoneidade; 

VIII. organizar e manter atualizado o arquivo ativo e conservar o arquivo inativo da escola; 

IX. classificar, protocolar e arquivar documentos e correspondências, registrando a movimentação de expedientes; 

X. realizar serviços auxiliares relativos à parte financeira, contábil e patrimonial do estabelecimento, sempre que solicitado; 

XI. coletar e digitar dados estatísticos quanto à avaliação escolar, alimentando e atualizando o sistema informatizado; 

XII. executar trabalho de mecanografia, reprografia e digitação; 

XIII. participar da avaliação institucional, conforme orientações da SEED; 

XIV. zelar pelo sigilo de informações pessoais de alunos, professores, funcionários e famílias; 

XV. manter e promover relacionamento cooperativo de trabalho com seus colegas, com alunos, com pais e com os demais segmentos da comunidade escolar; 

XVI. exercer as demais atribuições decorrentes do Regimento Escolar e aquelas que concernem à especificidade de sua função.



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